O CODAI

Breve Histórico

 

 

As origens do CODAI estão no Aprendizado Agrícola de Pacas fundado em 1936, na localidade de  mesmo  nome no município de  Vitória de Santo Antão – PE, sendo vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura. A vinculação à Universidade Federal Rural de  Pernambuco  se  deu  em  1958.  A  denominação  atual do Colégio data de 1968,

numa homenagem a Dom Agostinho Ikas, monge beneditino remanescente do grupo  de  religiosos alemães que, em 1912,  fundou a Escola Superior de Agricultura em Pernambuco.  Como   Professor  de  Zootecnia, religioso e homem  atento  às  necessidades  sociais  do  povo  do  vale  do  Tapacurá  permaneceu  no  Colégio  até  o seu falecimento naquele mesmo ano.

 

 

Em 1971, o Engenho São  Bento  foi  inundado  pelas  águas  da  represa  da Barragem de Tapacurá. Como única alternativa, a instituição foi transferida para o centro de São Lourenço da Mata, local onde funciona até a presente data.   Em  setembro  de  2000,  o  Colégio  recebeu  do  Grupo  Votorantim a  doação  de área com 34,7 ha, na localidade de  Tiúma,  em  São Lourenço da Mata,  voltando seu  planejamento para expansão  das  atividades de ensino na nova área.

 

 

 

Institucional

 

O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas é um órgão suplementar da Universidade Federal Rural de Pernambuco, voltado para educação profissional e de nível médio. Localizado na cidade de São Lourenço da Mata, o Codai oferece cursos regulares de Ensino Médio e de Ensino Técnico, tanto presenciais quanto na modalidade Ensino a Distância (EAD). Há ainda o Pós-Técnico com Especialização em Cana-de açúcar.

 

A história do Codai é diretamente ligada às origens da Universidade. Originado em 1936, com a fundação do Aprendizado Agrícola de Pacas, em Vitória de Santo Antão, foi transferido dois anos depois para o Engenho de São Bento, onde havia funcionado a Escola de Agronomia de Pernambuco, núcleo inicial da UFRPE. Já sob o nome de Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata, foi incorporado à Universidade em 1957 e foi novamente renomeado dez anos depois, em homenagem a um antigo monge beneditino que havia ensinado na escola, passando a chamar-se Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas.

 

Hoje o Codai utiliza a estrutura das Estações Experimentais de Cana-de-açúcar e de Pequenos animais de Carpina, além do Campus sede de Dois Irmãos e das Bases Experimentais do IPA para a realização de aulas práticas. Também utiliza a grande área do Campus Senador José Ermírio de Moraes, em Tiúma.

 

Campus Senador José Ermírio de Moraes - Tem 34,70 ha, localizado em Tiúma , município de São Lourenço da Mata-PE. Apresenta as seguintes instalações: açude e casa de bomba; reservatório com capacidade de 300.000L; aviário para 5.000 aves de corte; aprisco para 20 caprinos; laboratório de agroindústria com três unidades (processamento de vegetais, carnes e leite e derivados); duas salas de aula; unidade de apoio /depósito; unidade produtiva de agricultura (horta, banana, maracujá, outras); alojamento para 24 alunos internos. Na infraestrutura, há regularização das estradas, iluminação e fornecimento de água no campo, construção de uma guarita.

 

 

 

O Codai fica na Avenida Doutor Francisco Correia, Nº 643 São Lourenço da Mata – CEP: 54740-000 Telefone (81) 3525.0175 / 3525.1377 Site:http://www.codai.ufrpe.br/ E-mail: diretoria@codai.ufrpe.br

Ver mapa